Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Você sabe o que é phishing?

Aumento da conetividade durante a pandemia de Covid-19 pode ser terreno fértil para "pescar" dados de usuários da rede.


Durante o isolamento social, para evitar o contágio da população pela covid-19, o tédio muitas vezes faz parte de nosso dia a dia. Tentando afastá-lo as pessoas estão mais conectadas durante esse período, seja em serviços on-line, seja em plataformas de streaming. Além disso, muitos estão trabalhando de suas casas, usando computadores e internet particulares. Nesse sentido, estima-se que a utilização de serviços da web tenha aumentado cerca de 25% se em comparação em tempos normais.

Com o crescimento acentuado de utilização de serviços de internet os crimes cibernéticos também acompanham este aumento. Você já deve ter ouvido falar que, por exemplo, durante a quarentena a Netflix disponibilizaria acesso gratuito ao seu catálogo de filmes e séries, ou que a Ambev disponibilizaria álcool gel de forma gratuita. Sem contar um link enviado via whatsapp, supostamente pelo governo federal, para cadastro das pessoas que receberão o auxílio de R$600,00. Todas as situações acima já foram divulgadas pela imprensa como golpes.

Na verdade, estes golpes visam roubar dados dos usuários e utilizá-los de forma fraudulenta. Este tipo de golpe chama-se “phishing”, o nome é inspirado na palavra em inglês fishing (pesca) devido à semelhança entre as duas técnicas, uma vez que o fraudador lança a isca para apanhar a vítima. Esta também é a prática utilizada em e-mails cujo remetente supostamente seria uma instituição financeira, referindo que seu cartão está sendo cancelado/bloqueado.

Se você for “pescado” em uma das situações aqui descritas, poderá ter seus dados utilizados de forma indevida, como por exemplo ter compras realizadas em seu nome, novos cartões de crédito, ou mesmo cometimento de outros crimes cibernéticos. Se isso acontecer, o primeiro passo é o registro de boletim de ocorrência (aqui no Rio Grande do Sul, o registro pode e deve ser feito on-line, já que houve restrição no atendimento presencial nas delegacias).

O segundo passo é o acompanhamento criterioso nos gastos nos cartões de crédito, a fim de que assim que apareça alguma compra que não foi realizada por você, seja comunicada imediatamente à operadora de cartões. No caso de confecção de novos cartões em seu nome muito provavelmente só terá conhecimento quando algum dano ocorrer.

Muitas vezes, você não sabe de pronto que seus dados estão em posse de golpistas, por isso também alertamos para evitar clicar em links encaminhados sem antes realizar uma checagem (que pode ser feita pelo google mesmo) sobre a veracidade da oferta. Evidentemente, caso exista algum dano e não seja possível a resolução extrajudicial da questão sempre é possível buscar o judiciário para sanar as irregularidades causadas pela situação.

Aliás sobre o tema é possível que você possa gostar deste texto:

https://alyanedornelles.jusbrasil.com.br/artigos/734312874/como-evitar-ser-vitima-de-fraudes

Não se preocupe, não vamos coletar seus dados, se preferir pode rolar nosso feed😊

E agora, conta pra gente, você já foi pescado por alguma fraude destas? Acreditou que a Ambev iria distribuir álcool gel?

  • Sobre o autorEscritório de advocacia com atuação em Direito Civil, Família e Digital
  • Publicações25
  • Seguidores30
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações80
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/voce-sabe-o-que-e-phishing/828088939

Informações relacionadas

Cairo Cardoso Garcia- Adv, Advogado
Modeloshá 3 anos

Contrarrazões ao Agravo de Instrumento

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)